sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

22º Desafio - Luiz Augusto

O Luiz ainda não havia lido meus desafios anteriores quando sugeriu este que trago agora, mas teria combinado bem com um conto recente. Falar de mais uma "polêmica" sempre é interessante. Com isso eu tenho dois textos de discussão. Quero ver se alguém se empolga em debater comigo o assunto!

Quanto preconceito!

Sabe quando seus colegas de trabalho lhe convidam para ir no bar no happy hour de sexta e você diz que não porque vai encontrar a galera da sua guilda e terminar aquela maldita raid? Eles lhe olham torto, meio desconfiados e depois riem? Se sim, você não é uma exceção, apesar de hoje videogames serem pop, e pop com P maiúsculo.
Seus amigos jogam League of Legends, mesmo aqueles que NUNCA haviam nem terminado uma partida de Freecell (você sabe, o jogo do demônio que vem com o Windows). Seu patrão deve conhecer FIFA, mesmo que seja “naquela versão que dá pra jogar com o Vasco”, e aliás até diz que ganha fácil de você. Sua namorada passa horas na página do Facebook não curtindo fotos dazamigas, mas no maldito City Ville, Criminal Case ou aquele da Marvel. Os games estão muito mais frequentes do que há dez, quinze anos. E daí?
Daí que isso não afasta o preconceito, na verdade cria duas novas formas dele. Em uma, os chamados “gamers de verdade” torcem o nariz para qualquer forma de entretenimento que não custe dedos e unhas ou horas diante de uma tela de 32”. Em outra, os “casuais” ficam constrangidos em serem amigos de “hardcores”, o tipo que prefere passar o final de semana fechando pela segunda vez um RPG famoso a ir à praia. E ainda há o clássico preconceito dos pais e outros “adultos” sobre qualquer coisa que seus filhos achem divertido.
Games são violentos, RPG é coisa do demônio e jogos de carta levam ao vício, motivo pelo qual “meu filho nunca tocará em uma dessas coisas”. Não é porquê estamos no século XXI, a internet facilita o conhecimento sobre praticamente tudo e o pensamento é mais “livre” que esse tipo de ideia parece ultrapassada. Pelo contrário, parece que a facilidade de todo mundo dizer o que acha tornou mais simples para os ditos responsáveis acharem uma forma de “argumentarem” sobre os males de se jogar alguma coisa.
Até agora já dei vários exemplos, mas não custa dar mais um bem específico: Trabalho em uma loja de card-games e sou bem aberto para discutir as qualidades e defeitos do meu produto, até mesmo para educação e desenvolvimento social. Justo. Ainda assim, alguns pais preferem não conhecer melhor o que seus filhos querem jogar e os proíbem de vir aqui ou, sabendo que isso só faria pior para eles, tiram os seus “brinquedos”. Não preciso ser mais claro: Não é algo que funcione bem, certo?
Há um ambiente ruim nos games? Possível, realmente alguns lugares não são propícios para crianças, adolescentes e até alguns adultos permanecerem, mas maturidade é algo que se desenvolve primeiro em casa e depois fora dela. Se a pessoa já é desestabilizada não haverá lugar seguro para ela. E ponto, não é um jogo de cartas, de computador ou até mesmo uma amarelinha que vá prejudicá-lo mais. Qualquer coisa seria um gatilho.

Mas claro, sempre culparão o elo “mais fraco”, os games, por qualquer coisa do tipo. Pena, se tem algo que posso dizer é: Obrigado Final Fantasy VIII por meu inglês, obrigado Magic: The Gathering por meu raciocínio lógico (e também vários outros jogos de mesa) e principalmente obrigado Vampiro: A Máscara pela minha capacidade de improvisar e interpretar personagens.

2 comentários:

  1. É complicado mesmo... Falar q vai sair no fds pra jogar boardgame, rpg ou q vc joga WoW e a maioria te olha com akela cara de paisagem huahuauhahauhu
    Por sorte a maioria do meu circulo social tb curte, então é + tranquilo. A pior fase foi qdo eu jogava live de Vampiro A Máscara. Galera td achando q eu tava cultuando o capiroto hahuahuauahhuahu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que eu separei bem meu ciclo de amizades XD Maioria ou gosta ou não se importa, ainda que tenham alguns que fiquem com aquela cara de paisagem e vão, sei lá, pra uma balada ou algo assim... XD

      Excluir