sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

19º Desafio - Jorge Fernando Botticelli

O meu irmão finalmente cedeu e me deu uma sugestão de texto, fechando os três de hoje. E é por isso que trago até vocês a resposta ao desafio de falar de Cosplays, tratando de um tema bem polêmico: competição contra diversão. Espero que vocês possam entender minha posição e se gostem do texto!

Cosplay: Diversão X Competição

Desde meus tempos remotos de evento eu convivo com cosplay. Se não fazendo, assistindo competições, tendo amizade com cosplayers e até mesmo julgando (em uma situação que me deixou muito preocupado, mas me divertiu). Nesse tempo, e lá se vão nove, quase dez anos, já tive oportunidade de ver diversos tipos de cosplayers: do introvertido que se esconde nos cantos ao exibicionista, o campeão de competições e o empolgado.
De fato, grande parte do público de evento já pensou ou já tentou um cosplay antes. E muitos deles pensam nisso para demonstrar aos outros como é legal o personagem que gosta, pular de um lado pro outro fazendo poses e falando como ele e até, quem sabe, participar de um concurso. Mas isso não acontece, não é bem assim MESMO. O que vemos são duas situações: Em uma o cosplayer acaba ficando quieto esperando no seu canto pra que alguém peça uma foto e em outra ele participa de tudo, entrando em uma guerra pra pegar um troféu, uma medalha ou um vale-Mupy.
A questão é: Parece que não dá pra se misturar a brincadeira de se vestir e agir como o personagem e a empolgação de vencer um Estilo Livre ou Tradicional. É proibido, é feio, as pessoas não gostam. E é bem o contrário. Por isso que em muitos dos eventos que vou parecem esvaziar algumas categorias dos concursos. É o medo de ser criticado ou simplesmente preguiça de pensar em alguma cena que possa representar.
E assim temos eventos que simplesmente NÃO podem privilegiar o cosplay, nem pela falta de iniciativa do evento, mas pela não-vontade do cosplayer. E digamos que isso sejam aqueles eventos em que não há grandes premiações envolvidas, quando os “profissionais” aparecem. Entendam, tenho vários amigos cosplayers, e muitos deles são ótimos no que fazem, adoro vê-los “fantasiados”, ou seja, a caráter e representando seus personagens. Mas nem por isso eu os apoiaria se seu foco você vencer, vencer, vencer.
Não que ter uma direção seja ruim ao cosplay, nem por isso, só digamos que, quando tudo se torna uma competição, não parece haver espaço pra diversão. E aí, como ficam as brincadeiras, as apresentações livres que todos riem, que iluminam uma sessão de tortura após vários angst de personagens emo? Ok, posso estar generalizando, e estou, mas a questão aqui é refletir: Vale a pena sacrificar algo que deveria trazer alegria em prol de um maldito troféu, prêmio em dinheiro, viagem pro... Esqueçam, pensemos nos eventos pequenos!
E daí vem aquele ponto: E quem faz qualquer coisa, ás vezes até de sacanagem, um toscosplay ou um cospobre? Bom, tudo é válido, desde que não seja ofensivo aos outros, não concordam? E isso dá espaço pra muita coisa, certo? Fazer aquele cosplay do personagem que curte, mas que não é muito conhecido, zoar de armadura de papelão, até criar categorias inusitadas na competição! E nisso surgem as melhores ideias, as versões mais legais de alguns personagens... Ou pelo menos uma quantidade absurda de risadas.

No fim, a discussão poderia ser quase infinita, cada cosplayer tem sua posição. Fica apenas a minha sugestão: Quer fazer cosplay? Faça, se divirta. Se ficar bom ou ficar ruim, você saberá, isso não vai te impedir de fazer de novo. Só tenha na cabeça que é pra se divertir. Esse deveria ser o foco. E seja feliz.

2 comentários:

  1. Achei o texto bem escrito e concordo com o que disse, mas vou colocar um lado menos imparcial aqui.

    Eu acho que o motivo do foco ser "vencer, vencer, vencer", é porque as pessoas querem ter o pódio, os holofotes, o reconhecimento e isso é bem normal para quem gasta semanas, meses, até um ano inteiro montando seu cosplay. Porém como vejo algumas pessoas agora (não irei mencionar nomes) que fazem cosplay que querem vencer os concursos estão tratando disso de uma forma doentia, querem vencer pra não deixar o outro vencer porque em sua concepção a roupa do outro está muito mal feita e não merece o prêmio. Também no fato que "jogam sujo" rolando boatos para outras pessoas (que podem chegar aos ouvidos dos juízes) e comentários do cosplay em si que podem acabar mudando muito a opinião das pessoas. Mas a culpa não é só dos cosplayers em si mas também é de quando vemos que certos juízes preferem uns cosplayers a outros e dão uma "ajudadinha" na nota.

    No fim das contas, eu acho que o mundo cosplay precisa de um remake para ver se ajeitam algumas coisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabemos que isso existe em vários meios, e de fato é um grande problema. O que acontece, porém, é que isso é bem direcionado, são pessoas específicas se maltratando. Concordo contigo, precisava que essa ligação doentia deixasse de existir. Infelizmente, ela ainda está aí. Esperemos APENAS que logo essas pessoas consigam se relacionar melhor.

      Excluir