sábado, 27 de outubro de 2018

Era uma vez...

Continuando a árdua tarefa de registrar os meus passos, venho falar da minha participação na Semana do Escritor no SESC da Prainha, em Florianópolis. Durante os dias 22 a 26 de Outubro vários autores passaram pela Biblioteca do SESC e tiveram contato com o público no geral e, em especial, crianças, falando de suas obras, do seu trabalho e também contando histórias e declamando poesia. Eu, muito grato, fui convidado a participar e nessa terça, dia 23, estava lá entre as 14h e 16h.

Olha a bancada linda que a Ann fez pra mim!
Admito que quando cheguei estava despreparado para o que viria. Mais acostumado a lidar com feiras do livro, meu contato maior sempre foi com adultos, mas assim que soltei minhas caixas no lindo espaço da biblioteca a Verônica Santos, minha anfitriã e excelentíssima amiga, me disse que logo viriam as crianças. Um alarme soou: "Oh-oh, o que eu faço?". De repente entravam os garotos e garotas da Escola Baldicero Filomeno, lá do bairro Tapera (longe-longe), e eu olhava pras suas carinhas de 11, 12 anos... o nervosismo bateu forte. Mas foi só abrir a boca e ZÁS!, descobri que sabia exatamente o que falar.



Foi muito gostoso conversar com eles por uma hora, entretê-los com minhas histórias e fazê-los participar das brincadeiras. Fiz amizade com o Paulo Vitor (ô irmão, Vitor Paulo...), o Ruan, a Lavínia, muita gente boa (desculpem não citar todos, mas segura que tem homenagem!). Por fim, eles foram com a promessa de que eu daria algo pra eles poderem comentar e... ah, eu vou cumprir essa promessa, hein?

Logo depois a Verônica me falou que, infelizmente, a menina que contaria histórias pra criançada não pode ir então eu me dispus a fazê-lo, só não tinha certeza se poderia falar tanto porque, bem, eu achei que não teria histórias o suficiente. Mas mais uma vez, PIMBA! Eu estava pronto! Perguntei às crianças o que elas queriam ouvir e me disseram sem pestanejar: Terror! Agora, pensem comigo, crianças de 4, 5 anos... terror? Oh Céus, o que direi? Mas rapidamente saquei da mala um truque, de fazer interação com elas usando o cenário e pronto! Três batidas... o sinal do bicho papão!! Elas se divertiram muito.



Quando acabei, logo veio um pequeno, o Davi, me pedir pra contar sobre dinossauros e então falei do brontossauro que ficou sem comida e foi ajudado por um raptor. Foi ainda mais divertido e rendeu muitas risadas. As crianças adoraram e tirei uma foto com elas, bem feliz. Só parei porque tava dando hora e elas tinham que seguir também. Mas me ajudou a redescobrir a alegria de contar histórias pra grupinhos assim, acho que vou trabalhar mais nisso!

Tchurminha simpática!
Nesse dia recebi o convite de participar do sarau de encerramento na sexta, dia 26, ali mesmo na biblioteca. Meio encabulado, sem saber bem o que apresentar, apareci e encontrei vários amigos... Os
MUITO arrepiado!
queridos VeVe e Conceição, a sempre sorridente Suzana Zilli, a fantástica dona Osmarina, a suave e doce Olga Postal... muitas pessoas maravilhosas que abrilhantariam a noite. Pouco depois de começar também apareceu a Célia Ribeira Moraes, minha colega, co-fundadora e presidente da Academia de Letras e Artes de Florianópolis que sentou-se ao meu lado e apreciou comigo o espetáculo. Foram várias performances de música, poesia, contação de história e uma energia muito boa. Fiquei encantado especialmente com um grupo de professores que fizeram uma união perfeita de Drummond, poesias próprias e interpretações de arrepiar.




Por fim, quando cada um se apresentava, em especial os membros da Associação dos Contistas, Poetas e Cronistas Catarinenses (ACPCC) eu fui convocado a falar. E o frio na barriga? Depois de tantas atuações de nível pensei no que poderia fazer. Naturalmente, veio a resposta como um lampejo, contei a história que originalmente era o conto que vou reproduzir aqui embaixo, sobre um lobo e sua paixão pela lua. O resultado foi uma salva de aplausos que me deu muito orgulho de receber. Foi assim que concluí esta fantástica participação nos eventos do SESC que me deixou não só satisfeito, mas esperançoso. Que próximos passos darei? Veremos!



O Lobo que amava a Lua

Há muito, muito tempo havia um lobo tão negro quanto a escuridão, seu pelo longo belo e brilhante, e de coração muito nobre. Esse lobo um dia olhou para o céu e viu algo tão belo que seu coração bateu mais rápido. O lobo se apaixonou pela Lua, veja só! Caído de amor, o lobo resolveu que queria chegar até ela e partiu em uma jornada.
Passou por florestas e desertos, lagos e montes, cavernas e cidades, nunca parando, sempre seguindo. Durante o caminho fez vários amigos, e todos perguntavam:
— Pra onde vai, ó nobre lobo?
E ele respondia, os olhos muito alegres e o focinho aberto em um sorriso:
— Vou atrás do meu sonho, do meu amor, a lua!
Os amigos sorriam de volta para ele, mas sempre pensavam:
— Coitado, a lua está tão longe! Como vai alcançá-la?
Alguns até falaram com ele, pediram que voltasse, ou que, como os outros lobos, sentasse e uivasse para ela, mas ele respondia:
— Meu amor vai abrir portas, vai construir pontes e vai me dar asas! Sei que um dia chegarei lá!
E seus amigos balançavam a cabeça, tristes, pensando que ele nunca conseguiria.
Um dia o lobo viu a lua mais próxima do que o normal, tão grande, tão ofuscante, redonda e cheia, de um amarelo quase dourado e soube que tinha chego a hora. Subiu na montanha mais alta, passando por muita neve que caía do céu, mas a lua continuava lá, entre as nuvens, como se quisesse guiá-lo, correspondendo à sua paixão. Não se importando com os ventos frios e cortantes, com a nevasca lhe batendo no corpo, o lobo seguiu, e a neve ia colando ao seu pelo negro. Quando chegou ao topo da montanha o lobo parou apenas uma vez para olhá-la de novo, e enchendo-se de coragem se jogou ao vazio.
Ainda hoje é possível vê-lo por entre as estrelas, seu pelo grudado no céu e a neve em sua pelagem se tornando a linda constelação de Lupus... o lobo que alcançou as estrelas para ficar perto de sua amada lua.

2 comentários:

  1. Maravilhosa experiência no SESC, hein Ton? Bateu um orgulho aqui. Muito bom ver que a escrita está te levando longe, parabéns. Espero te prestigiar no próximo evento que tu participares. ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vão ter vários! Espero te ver lá sim, e quem sabe escrever contigo, ahn? Que acha?

      Excluir