Em vários anos lendo mangás, tive muitas boas surpresas e muitas decepções também, normalmente gosto de ler coisas diferentes, tentando encontrar obras que fujam do padrão shounen ou shoujo. Eventualmente descubro leituras agradáveis, rápidas e que se tornam esquecíveis, mas cuja experiência é, no mínimo, relaxante. E ás vezes... aparecem coisas como Beastars, que é um soco no estômago a cada capítulo, completo com personagens interessantes, uma narrativa agoniante e um suspense de dar nó. Uma delícia que está chegando ao Brasil pela editora Panini.A trama principal ocorre no colégio Cherryton onde um estudante é assassinado e ninguém tem um suspeito, afinal, o colégio é lotado de "carnívoros". Legosi, um desses, é membro do clube de teatro e apesar de ser grande e parecer violento é um doce de pessoa. Um dia ele encontra Hal, uma garota muito pequena que tem uma aparência inofensiva, mas uma personalidade difícil e cheia de camadas. Apesar de se deixar envolver com Legosi, Hal tem um caso com a estrela do clube de teatro, Louis. Tudo bem japonês, a não ser pelo fato que Legosi é um lobo, Hal uma lebre e Louis um cervo... ah sim! E o assassinado foi uma ovelha de nome Tem.
O uso de animas antropomórficos como metáforas para estereótipos dos mangás é genial, com direito a várias referências ao padrão de divisão da sociedade. Os carnívoros e os herbívoros convivem no colégio mas há uma linha tênue no relacionamento deles que torna a vida escolar uma bomba prestes a explodir. Se por um lado Legosi se preocupa com sua atração por Hal com medo de comê-la no sentido literal da coisa, Hal está curiosa e ao mesmo tempo em pânico com a ideia de deixar ser comida... no sentido bíblico. A rivalidade de Legosi e Louis então, é uma mistura interessante de disputa de popularidade com a dominância do mais forte. Legosi é um monstro lutador, Louis é um astro de inteligência mordaz. E mesmo assim, fica óbvio que ambos são grandes amigos apesar de adversários.
![]() |
| O Belo e a Fera |
Claro, Beastars não é perfeito, ás vezes algumas soluções apresentadas parecem até estúpidas, e temos personagens que, mesmo tendo sua importância, acabam relegados à diálogos ou atuações pífias como o Jack, melhor amigo de Legosi que aparece de vez em nunca. Por mais que eles se conheçam desde a infância, Legosi nunca procura Jack por conselhos ou pra ajudá-lo, talvez querendo proteger o labrador, talvez porque Legosi seja muito o lobo solitário. Mas isso não impede Jack de dar uma mãozinha, mesmo sem querer.
![]() |
| Cada encontro entre Legosi e Hal é bonito e também difícil de engolir |
![]() |
| Amor adolescente: Sério e brutal |
Beastars chegará em breve (tão breve a Panini permitir) e se você estiver procurando algo pra colocar na sua lista de leitura recomendo que dê uma chance. Provavelmente não vai se arrepender.


