terça-feira, 28 de janeiro de 2014

8º Desafio - Pedro Rockenbach

Juro de pés juntos que tentei lançar esse texto ANTES da meia noite, foi realmente difícil e... Não deu. Mas aqui está. Respondendo ao desafio do Pedro Rockenbach aqui está um texto sobre... Bom, é melhor que vocês mesmos leiam. Só posso dizer que foi divertido voltar a uma ideia antiga, de um dos meus textos favoritos. Dessa vez, o Velho e a Caixa tem uma nova ambientação, um novo significado. Espero que gostem.

O Velho e a Caixa

Encontrei o Velho por acaso. Ele estava sentado na praça, com a caixa na mão, observando os passantes. Abria de vez em quando um sorriso meio bobo e tentava oferecer sua caixa, mas ninguém parava pra conversar. Senti uma certa pena e sentei ao seu lado, crente de que ele me faria amesma oferta, mas me ignorou completamente. Preferiu tentar a sorte com um rapaz de moicano que fez que não o viu. Deu até aquela suspirada de quem poderia fazer alguma coisa, mas se os outros não fazem, então porquê se incomodar?
- Sabe, você poderia falar comigo. – eu disse, esperando que ele me respondesse.
- Ah, não, você não. É muito cedo. – respondeu, mas foi como se estivesse falando com qualquer outra pessoa.
Levantou-se e estendeu a caixa. Dessa vez uma moça parou, olhou para ele, para o objeto de papelão em suas mãos e até mesmo ensaiou abrir, mas afastou-se e foi embora. Outros vieram, de vários tamanhos e cores. Posso até dizer que várias culturas e religiões. Um monge, inclusive, chegou a olhar dentro dela, e saiu correndo, aparentemente assustado. O velho voltou a sentar do meu lado e deu uma risadinha triste. Parecia decepcionado.
- Ás vezes eu penso que eles têm medo de se decepcionar. Em outras imagino que já estejam tão cansados disso que nem querem mais tentar ver no que dá. Eu fico até surpreso que eles ainda me aguentem.
Não entendi nada do que ele disse, e de que adiantaria? Só pude concordar e prestar atenção. Apesar de estar abatido e de parecer um mendigo, seus olhos eram dos mais profundos que já vi, duas esferas azul-escuras como um céu estrelado noturno. Admiráveis, e também bem melancólicos, refletindo uma vida terrível.
- Será que eu não poderia...
- Ver? Talvez, será que você aguentaria? Você é bem jovem, forte, já teve seus momentos de triunfo. É, quem sabe...
- Você não faz muito sentido, sabia?
- E por que deveria? Se eu fosse a resposta para tudo, vocês nada teriam que fazer. Só aproveitar as ondas que vêm e vão, seria bem legal no começo, tranquilo, mas depois de um tempo encheria o saco.
- Você fala como se... – não terminei a frase.
- O quê? Fala!
- Nada não, só pensei uma besteira.
- Besteira é não falar o que pensa. Vocês perdem tempo demais pensando no que dizer em vez de dizer. Por isso que tem tanta gente solteira, tanto casal se separando e tanto viúvo se lamentando. Outro dia mesmo tive que dar um empurrãozinho para um garoto pedir o namorado em casamento. Foi difícil...
- Namorado? Eu pensei que...
- Pensou errado. O espírito não tem sexo, meu filho, só o corpo. E eu não vejo vocês da mesma forma que me vêem. Tá vendo aquela garota linda e gostosa ali? É uma pena que, além de sustentar mais vícios do que seu corpo é capaz de aguentar, ela também seja bem mesquinha.
- Jura? Olhando daqui...
- Aparências enganam, meu filho. Já levei pra longe e pra baixo muito pastor que vivia dizendo que eu era acima de tudo e roubava dos seus, e já deixei ir pro Nirvana muito jovem que se tatuava dos pés à cabeça e é vendedor de seguros.
- Inferno e Nirvana? Isso parece meio contraditório...
- Cada um tem seu paraíso particular. Ou acha que alguém realmente vai ter razão? Até minha forma é algo misterioso, varia de acordo com os SEUS calendários, suas vontades e principalmente com a capacidade de raciocinar da espécie que estou visitando.
- Acho que você está brabo conosco.
- Desculpe, me acostumei a tentar discutir isso com os líderes religiosos que não são capazes de dar o braço a torcer. Por sorte de vez em quando me aparece um Papa mais cabeça aberta ou um médium com algum temperamento menos... Complicado.
- Pelo jeito todos estão certos.
- E errados ao mesmo tempo. É complexo, não funciona tão simples. Quem sabe em mais uns dois mil anos vocês entendem.
- Justo, acho que não posso esperar, mas, se você fala a verdade, pode ser que esteja de volta.
- Se você acreditar nisso...
- Gosto da sua forma de falar. Queria muito que fosse Ele mesmo.
- Agora você está pronto. Fique com a caixa. Meu tempo por aqui acabou e quero que você a guarde até o próximo chegar. Quando eu sair, olhe dentro da caixa.
Ele a largou no meu colo e foi andando. Vi quando virou a esquina e fiquei esperando que voltasse rindo, mas nada aconteceu. Louco ou só brincando, foi uma conversa divertida. Eu agora segurava a caixa como ele minutos antes, então achei que era melhor olhar pra matar a curiosidade. Tudo se iluminou. Foi uma sensação indescritível, mas vou tentar resumir.
Dentro havia o infinito. Cada fragmento de cada mundo possível se refletia nos meus olhos. Pude ver o pensamento de todas as criaturas viventes, e me surpreendi em saber que o universo se espandia segundo a segundo. Ouvi suas vozes, mesmo aquelas que não podia entender, seja pela língua, seja pela falta de percepção da faixa sonora. Respirei odores de milhares de lugares, comidas e pessoas ou coisas. E então localizei um pequeno brilho, praticamente ínfimo, em um planeta longe, bem longe. Aproximei a vista e então lá estava eu, de pé, parado em uma imensidão de sensações, sentimentos.

Levantei, fechei a caixa e fui embora.

2 comentários:

  1. Somente uma pessoa iluminada com sabedoria poderia escrever um texto de igual valor. Parabéns ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, que elogio! XD Fico muito honrado de ter recebido um comentário assim.

      Excluir